sábado, 30 de outubro de 2010

Papo de criança

“Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome.”
                            (Esquadros – Adriana Calcanhoto)




Liquidificador ligado.
- Mãe, por que o céu é azul?
Liquidificador desligado.
- Ah, porque tudo tem sua cor, o céu, as árvores, os passarinhos ... cada coisa tem sua cor.
- Ah, entendi ... Mas por que azul mãe?
- Ai meu filho, é azul porque o céu é como um espelho e ele reflete a cor da água dos mares, das lagoas, dos rios, das represas ... que é tudo azul.
-Ah ... mas se o céu é um espelho, porque eu não me vejo lá quando olho pra cima?
- É por que o céu é o espelho das águas.
- Mas a água não é sem cor? Então o céu tinha que ser sem cor também!
- Sim meu filho, mas quando tem muita água junta parece que é azul e no nosso planeta tem muita água junta.
- Então por que a professora da escola falou que a gente não pode gastar água?
- Porque tem muita gente que não tem tanta água como a gente tem.
- Mas por que, se você disse que o nosso planeta tem muita água junta?
- Porque onde eles moram é muito calor e o calor seca a água.
- Por que é muito calor lá?
- Porque São Pedro deixa a torneira do céu menos tempo aberta por lá.
- Quem é São Pedro, mamãe?
- Ele é amigo de Deus.
- Então Deus é malvado?
- Claro que não meu filho, porque seria?
- Ué, porque Ele manda o amigo Dele fechar a torneira bem no lugar mais calor do mundo!
- Olha meu filho, Deus é muito bom pra nós. Ele nos dá tudo o que precisamos. Água, comida, casa ... Somos nós os homens que destruímos tudo o que Ele nos dá, entendeu?
- Entendi. Mas mãe, por que os homens destroem tudo?
-Porque o ser humano é malvado!
-Você é malvada, mãe?
-Não meu filho, eu não! Porque eu sei usar bem as coisas que Deus me deu.
-Ah, então foi Deus que te deu aquela pulseira nova...
- Não, não ... filho, ... Deus deu pra gente a vida! Ele deu você de presente pra mim e eu cuido direitinho de você, né?
- Né! ... Mas mãe eu não entendi uma coisa ainda.
- O que é meu filho?
- Por que é que é que o céu tem que ser azul?
Liquidificador ligado.

2 comentários: